Login Registar

Login na sua conta

Utilizador *
Password *
Lembrar

Criar uma conta

O campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Nome *
Utilizador *
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Como calcular o estado de carga de uma bateria

cargabateria

A carga de baterias sempre foi um tema pouco explorado. Tentaremos aqui explicar alguns dos aspetos mais importantes no processo de carga de uma bateria.

De um modo geral a carga de uma bateria faz-se com 1/10 da sua capacidade e durante 10 horas. Por exemplo, uma bateria de 70Ah levará 10 horas a carregar com uma corrente de 7A.

A verdade porém é que a carga de uma bateria é uma ciência bem mais complicada. Uma correta carga de bateria é fundamental para garantir a sua longevidade. Muitos sistemas fotovoltaicos falham prematuramente devido ao mau dimensionamento entre a bateria e o sistema de carga, ou porque o consumo diário excede a capacidade de produção dos paineis, não se conseguindo carregar totalmente a bateria.

Uma bateria não deve ser descarregada a mais de 50% e tem de ser carregada totalmente pelo menos uma vez por semana.

Um fator muito importante na determinação da capacidade de uma bateria (Ah) é o tempo de descarga (C). A indicação de 70Ah em C100 quer dizer que a bateria pode debitar o equivalente a 70Ah se esta for descarregada totalmente em 100h. Se a descarga fosse constante teríamos 70Ah/100h = 0,7A. Este valor parece pouco já que 0,7A a 12V são apenas 8,4W. No entanto esta é a realidade e uma das razões para o mau dimensionamento. Por um lado o ciclo diário é de 10h e não 100h, por outro o consumo varia muito mas apresenta picos de corrente que desgastam mais rapidamente a capacidade da bateria. Uma bateria aparentemente grande de 250Ah a C100 pode apenas debitar 125Ah se descarregada em 5 horas (C5), o que frequentemente acontece no consumo de uma habitação ao final do dia.

O gráfico acima representa as curvas e carga e descarga de uma bateria genérica. Tanto na carga como na descarga de uma bateria, a sua eficiência desce, tanto mais quando maior for a corrente de carga ou descarga.

De um modo geral pode assumir-se que se perdem 30% da energia que entra e sai de uma bateria.

No mesmo gráfico podemos ver a variação da tensão (V) em função da corrente que entra ou sai da bateria. A tentativa de medição do estado de carga através da tenção é muito falível. Este gráfico ajuda a entender a compensação necessária.

Destaques Baterias

Associações

2bni3apesf4anjeCAI

 

Utilizadores Online

Temos 10 convidados e 2 membros online.
 
Copyright © CCBS-Energia 2014