Login Registar

Login na sua conta

Utilizador *
Password *
Lembrar

Criar uma conta

O campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Nome *
Utilizador *
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Análise Energética

A análise energética ou mais concretamente a análise de eficiência energética é o primeiro passo para a melhoria dos sistemas já existentes.

Analisando o consumo de um determinado equipamento ou instalação é possível aferir a sua eficiência. Numa tentativa de reduzir o custo energético, quer ele seja elétrico, gás, gasóleo ou outros, é necessário saber em que condições reais estão os equipamentos a funcionar. O fator humano, ou seja, as pessoas e o tipo de utilização constituem também uma parcela a considerar e onde muitas vezes encontramos a forma mais fácil e barata de melhora a eficiência energética.

A melhoria da eficiência energética visa a redução do custo de funcionamento mas também o aumento do conforto. Podem ainda ser melhorados outros aspetos como a classe energética, tendo esta impacto na avaliação de um imóvel e mesmo nos impostos a pagar.

Ainda relativamente a imóveis, a certificação energética e o respetivo certificado energético fazem parte agora de cada imóvel. Sem o qual não é possível vender, alugar ou mesmo anunciar. Esta imposição legal que tem obrigado a requerer inúmeros certificados energéticos é também uma oportunidade para na mesma altura se analisarem outros fatores como a certificação acústica (necessária para lojas) bem como o consumo energético em termos de eletricidade.

Esta análise energética pode assumir a forma de uma consulta breve, feita por telefone, onde serão avaliadas as possibilidades de melhoria ou pelo menos um aconselhamento sobre as possíveis medidas a tomar. Feito com um caráter gratuito, este disgonóstico pode permitir melhorias signifcativas e/ou determinar as reais necessidades de um diagonóstico mais aprofundado. Nos restantes casos o processo passa por uma auditoria energética multidisciplinar que termina num relatório e proposta de melhoramentos.

Associações

2bni4anjeCAI

 

 
Copyright © CCBS-Energia 2014